O
nosso pais é muito musical, é quase impossível encontrar uma pessoa que não
goste de pelo menos uma música ou que não lembre de uma canção.
Uma
música pode nos motivar, acalmar, relaxar, emocionar, nos alegrar, nos
entristecer e até mesmo nos ajudar em nosso trabalho ou tarefa no dia-a-dia. A
música ativa a nossa memória e nos ajuda a lembrar de fatos e situações, ou
seja, ela nos ajuda a “lembrar das coisas”.
Minha
intenção aqui será apenas de focar como uma trilha sonora, vinheta, spot ou
jingle pode ajudar e muito uma peça comercial, no radio, TV, Internet ou
institucional, com o objetivo de fixar ou atrair a atenção na mente do possível consumidor ou colaborador, de
um produto, serviço ou uma marca.
Durante
a apresentação de uma peça comercial, seja ela visualizada em qualquer lugar,
você pode até fechar os seus olhos mas dificilmente você tampará seus ouvidos.
Portanto aqui começa a se desenhar a primeira importância da música dentro do
contexto de uma campanha publicitária/institucional em geral.
Vamos
começar com um exemplo bem simples, que vi e ouvi várias vezes, onde vocês
podem me ajudar a identificar qual música poderia ser aplicada em uma determinada
campanha publicitária.
Imagine
que você é o Diretor de Arte para uma campanha em rede nacional de uma marca de
Café onde uma de suas tantas
tarefas é selecionar uma música que identifique bem o produto e a marca!!!! Vamos pensar em uma música original! Não
vamos pensar em uma música das “Paradas de Sucesso”.
Puxa!!
Complicou não é? Rede Nacional? Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul?
Nossa! Quanta diversidade cultural e principalmente musical!
Acredito
que vocês neste exato momento devem esta pensando em alguma coisa do tipo: Qual
seria o ritmo? O que agradaria a maioria dos consumidores? Teria alguma parte
cantada? Música clássica, balada, pop, rock, eletrônica, funk, blues, country?
Ok!
Vou tentar facilitar agora e vocês vão ver como podem ajudar na escolha da
música. Imaginem a mesma situação descrita anteriormente, mesmo produto (Café),
mesma marca, mas agora a campanha será MUNDIAL!!!! CAFÉ? BRASIL? NO MUNDO TODO? Opa! Eu tenho algumas
sugestões!! E tenho certeza que vocês também!! E neste exato momento você deve já
estar imaginando uma música ou ritmo! Acertei?
Uma
peça publicitária ou uma campanha sem uma música, é como um filme sem uma
trilha sonora, por menor e simples que seja, acaba ficando muitas vezes “Chato”
de se ver se não existir nada lá. É claro existem exceções quando tratamos de
assuntos onde devemos atrair a total atenção dos consumidores, como por exemplo
um “Recall” de um produto ou algo do gênero.
Eu,
como produtor musical, tenho absoluta certeza que uma música original poderá
causar um impacto importante dentro de uma campanha publicitária. A Musica tem
o poder de melhorar o humor das pessoas, conectar idéias, sensações e criar um impacto significativo em
nossas vidas.
Outro
aspecto que é importante salientar é a interatividade entre, o produtor musical,
o músico, agencia de publicidade , cliente e claro, o consumidor final, são as
engrenagens que farão essa máquina rodar perfeitamente fazendo com que o
produto/serviço e a marca sejam lembrados sempre quando enxergarmos ou
presenciarmos eles em nosso cotidiano.
É
muito importante a conversa, entre todas as partes para identificarmos, em
termos musicais, o que pode ou não pode agradar o consumidor, cliente e a
agencia e ao mesmo tempo agregar valor e percepção da marca e do
produto/serviço.
Já me
deparei em algumas situações onde simplesmente foi-me dito: “Faz uma musica aí!! Pode ser tudo
eletrônico mesmo, para este produto, deste cliente..”
Puxa!
complicou minha vida! então tive que fazer uma série de questionamentos à
agencia do tipo: “Quais são os maiores
consumidores? Quantos são Homens? Mulheres? Jovens? Qual a região da campanha?
O que o seu cliente não gosta de ouvir? O que seu cliente gosta?” E por ai
vai.
Outro
aspecto que algumas vezes não é lembrado é que, um músico tem o poder de se
divertir tocando e criando, não conheço nenhum que faça ou toque sem aquela
paixão. Todos os músicos são apaixonados por natureza quando estão criando e
tocando, pode acreditar, a musica, com certeza virá com paixão e alegria.
Concluindo,
e é claro puxando “a sardinha para o meu lado”, música é fundamental em uma
campanha publicitária. Música adiciona uma dimensão emocional ao consumidor em
resposta a marca, produto e/ ou serviço. Não existe formula mágica em criar a
música ideal para uma campanha.
Até o seu processo final de criação, muita coisa deve ser discutida e
avaliada. Música tem igual importância quanto ao apelo visual.
Musica
é parte do nosso estilo de vida, da nossa cultura e da nossa sociedade. Então,
nos podemos afirmar sem qualquer questionamento que uma música apresenta um
aspecto importante de como percebemos as coisas em nossas vidas diariamente.
Então!
Já pensou na sua trilha musical de hoje? VAMOS FAZER MAIS MÚSICAS, VAMOS CRIAR
MAIS MÚSICAS.
Bruno Cantinho – CEO /
Proprietário – Power Field Studio – Produtora Musical e Gravação
Tel: 11-2669-3097 – Cel:
94282-4449
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